terça-feira, 29 de março de 2011
Orientações sobre o memorial
Orientação para Produção do Memorial
“Cada um de nós constrói a sua própria história e cada ser carrega em si o dom de ser capaz, de ser feliz!”
Almir Sater/Renato Teixeira
Memorial Reflexivo Individual
É um instrumento de caráter pessoal que propicia ao gestor cursista a reflexão e investigação teórica das ações, interações, sentimentos e interpretações de sua prática durante as experiências vivenciadas na formação continuada do PROGESTÃO, realizando registros dessas análises em alguns momentos do percurso.
1º Momento
• Elaboração de texto narrativo contando sobre sua trajetória escolar e profissional.
Obs. Procure enfatizar aspectos significativos de sua época como estudante e da experiência na área educacional relacionando-a com mais esse momento de formação e desenvolvimento profissional. Fale de suas idéias e expectativas em relação ao programa.
2º Momento
• Elaboração de texto narrativo onde fique explícito:
• O que você aprendeu no estudo individual e coletivo do Módulo;
• Quais dificuldades enfrentou e o que o ajudou a superá-las;
• Outros comentários ou sugestões que julgar pertinentes.
IMPORTANTE:
O memorial deverá ser elaborado a cada Módulo e entregue ao final de cada módulo.
Obs. A produção individual de cada gestor - cursista deverá ser incorporada ao Portfólio da Escola.
Para Organizar o Memorial Individual. Indicamos:
1º Apresentação Gráfica
a) Laudas: No mínimo vinte (sem os anexos), com numeração da página no sumário;
b) Formato: deve ser digitado em papel branco, formato A4, com letras na cor preta;
c) Letra: utilizar na digitação fonte Times New Roman ou Arial com fonte tamanho 16 para títulos, 12 para texto e 10 para citações, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas;
d) Espaçamento: utilizar espaço duplo nas entrelinhas do texto.
2º Estrutura do Documento
a) Páginas pré-textuais
1. Capa: apresentar o nome do Programa Progestão, Memorial, escola, local e ano.
2. Folha de rosto: apresentar o texto: Memorial apresentado ao Tutor (nome completo do Tutor) pelo cursista da Unidade Escolar (nome da escola) participante do Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares - Progestão, como um dos pré-requisitos para a conclusão do curso.
3. Dedicatória (opcional)
4. Epígrafe (opcional)
5. Sumário
b) Páginas Textuais
• As incertezas iniciais: Apresentar os sentimentos e compreensão inicial sobre o programa. Expectativas sobre o impacto do Programa PROGESTÃO no âmbito escolar e desenvolvimento pessoal e profissional
• As temáticas estudadas: comentar cada módulo, a partir da sua experiência profissional;
• Os novos significados: o que é preciso re-significar e do que é necessário apropriar-se;
• As contribuições do PROGESTÃO para uma nova prática pedagógica;
c) Páginas pós-textuais
1. Referências
Bom trabalho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário