quinta-feira, 12 de maio de 2011

Acompanhamento às unidades escolares

Os tutores exercem importante função no processo de formação à distância, prestando apoio individual e coletivo, esclarecendo dúvidas sobre conteúdos e atividades dos módulos, prestando informações, oferecendo orientações didáticas, dentre outras.
Não resta dúvida da importância do acompanhamento às unidades escolares durante a formação do Progestão. É no contato direto com as escolas que os tutores observarão como está o envolvimento da equipe gestora, como estão sendo os momentos de estudo e realização das atividades, os avanços já conquistados e as dificuldades existentes.
Registramos abaixo a visita da Tutora Graça Sudré ao Colégio Municipal Manoel Castor Braga, situado no Povoado de Campinhos em Planaltino,realizada no dia 10 de maio, com o objetivo de acompanhar o momento de estudo do módulo 3 do Progestão – Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?.


O Módulo 03 trata das possibilidades que a escola tem de organizar coletivamente o seu trabalho pedagógico, buscando cumprir, de forma democrática, sua função social. Ao longo das unidades I e II já estudadas, os cursistas puderam perceber a importância da construção coletiva do projeto pedagógico, sua definição, bem como dimensões e princípios que orientam sua construção. O estudo da unidade III – Como construir coletivamente o projeto pedagógico aborda os vários movimentos de construção do projeto pedagógico contou com a participação e acompanhamento da tutora, onde a cada tópico estudado teciam-se comentários reportando-os sempre a revisão do projeto que está sendo feito na escola. As atividades do caderno de estudo foram respondidas e corrigidas a fim de possibilitar melhor compreensão dos conteúdos abordados ao longo da unidade. Na oportunidade, a tutora reafirmou orientações para a realização das atividades 4 e 8 do caderno de atividades, para elaboração do memorial e dos seminários a serem socializados no encontro presencial. Parabéns a equipe do Colégio Manoel Castor Braga pela dedicação, esforço e compromisso dedicado aos estudos no PROGESTÃO, a experiência foi maravilhosa. Afirma a tutora Graça.

Equipe gestora do Colégio Manoel Castor Braga - Planaltino/BA

Nenhum comentário: