segunda-feira, 2 de maio de 2011

Diretor Escolar


A figura do diretor de escola, no atual sistema de ensino, é tão complexa que não é fácil exprimi-la com palavras. O diretor de escola constitui a base, o alicerce de todo o sistema escolar. A qualidade do ensino, o nível e o valor de uma escola dependem da atuação e do valor de quem a dirige.

O diretor é o elo entre a família, o corpo docente e o corpo discente. É um líder e, como tal, é encarregado das tarefas de dirigir e coordenar as atividades de grupo, necessárias para realizar ou mudar os objetivos propostos. Todavia, não se forja um líder com um simples ato de nomeação. O que faz de uma pessoa um líder são suas características pessoais combinadas com o perfil dos seguidores, e, considerando-se ainda o grupo e a situação, sua eficiência depende do entrelaçamento desses fatores. A liderança se afirma à medida que o grupo que o diretor coordena demonstra confiança nele e tem por ele grande consideração.

O sistema de ensino, de um lado, exige que o diretor assuma o papel de líder e de agente de mudança frente a uma escola mais aberta, mais democrática; e, do outro, não lhe dá condições e recursos para executá-lo. À soma de responsabilidades e deveres, deveria corresponder uma contrapartida de poder e provimento de recursos materiais, humanos e financeiros.

Nas grandes empresas e companhias, os bons diretores são prestigiados, estimulados a permanecer na função e dedicar--se sempre mais a partir de uma elevação gradual do salário. Mas, em muitas escolas, especialmente nas públicas, os salários minguados, as contínuas cobranças e a multiplicação de tarefas burocráticas levam muitos bons profissionais a procurar outra ocupação.

Sem a valorização dos professores e diretores de escola, governo nenhum poderá garantir a melhoria do padrão educacional nem oferecer à população uma escola aberta, participativa e de qualidade. A Educação é a chave do progresso. Dela, depende a verdadeira independência de um povo em seus três aspectos fundamentais: econômico, político e cultural.

Urge, pois, colocar a Educação e quantos a ela se dedicarem em seu justo lugar, isto é, no primeiro lugar. Ao homenagear o diretor de escola, queremos prestar a nossa solidariedade e gratidão a quantos se dedicaram e se dedicam a dirigir, orientar e valorizar professores, funcionários e alunos e, com eles, lutam para oferecer à população uma escola melhor.

Fonte: BASACCHI, Mário. Origem das Datas Comemorativas.
São Paulo: Paulinas, 2000.

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